quarta-feira, 30 de maio de 2012

Palavra da Célula - 24/05/2012


Palavra para as Células - 24/05/2012


Salmo 139

Deus tem nos levado nestes últimos tempos, a nos examinarmos e refletirmos sobre o nosso papel como Seus filhos, Seus discípulos; como temos nos relacionado com a idéia ou o fato de sermos ministros de Sua Palavra, comprometidos e empenhados no cumprimento da Grande Comissão

Deus tem nos perguntado:

Quanto você está comprometido comigo?
Quanto você está comprometido com as pessoas que coloquei em seu caminho?
Como está o seu coração?
Você é verdadeiramente o Meu discípulo?
Vamos refletir um pouco sobre tudo isso?
Você acha que Deus realmente precisa das suas respostas para saber o que vai no seu coração? (Dê um tempo para eles pensarem).

Claro que não! Deus é onisciente, onipresente e onipotente (Vs. 4 "Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor, tudo conhece").

Através desse salmo podemos perceber que Ele tudo sabe a nosso respeito, desde a concepção da nossa vida no ventre da nossa mãe. Então por que temos sido levados a nos sondar, a refletir sobre nossas atitudes, ver o que verdadeiramente sentimos , pensamos ou achamos, se Deus já sabe de tudo?

R: Porque para Deus falar conosco Ele precisa de um canal, de um instrumento, que pode ser a Sua Palavra, o nosso pastor, um irmão da Igreja, uma experiência, uma prova.

Deus não precisa de nossas respostas, dadas aos homens, para nos conhecer ou saber o que vai em nosso coração, mas nós precisamos saber o que Deus tem visto dentro dele. Por isso, quando estamos abertos a nos examinarmos à luz do Seu Espírito, à luz da Sua Palavra, podemos ouvir a opinião de Deus a nosso respeito e podemos receber Dele a unção, o sobrenatural, para sermos conduzidos ou reconduzidos ao caminho certo. Quando Deus nos confronta, (confronto nada mais é do que colocar você, diante de você mesmo, sem máscaras, como diante de um espelho) Ele não quer nos acusar, ou jogar na nossa cara os nossos defeitos e limites, mas quer na verdade pedir a nossa permissão (porque Ele nos deu livre arbítrio) para transformar aquela deficiência ou limite em algo perfeito e pleno, como Ele é.

Portanto nunca resista ao confronto de Deus. Não engane a si mesmo, imite o Rei Davi; o homem segundo o coração de Deus; clame, pedindo a Deus "Sonda-me, conhece o meu coração, prova-me, conhece os meus pensamentos, vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno".

Quando Davi pede no versículo 24, "Guia-me", ele está submetendo-se a Deus e às Suas respostas. Submeta-se a Deus! Hoje Ele quer nos santificar, nos reconduzir em todas áreas da nossa vida ao caminho eterno! O caminho eterno é andarmos sobre as pegadas de Jesus; trilhando os caminhos que Ele preparou para nós; sem desvios, sem atalhos e buscando ser como Ele foi.

JESUS deve ser o nosso modelo, a nossa inspiração, a razão da nossa vida, a nossa verdade e o nosso caminho eterno!

Como Ele mesmo declarou em sua palavra: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida".

No amor de Jesus Cristo,
Apóstolos Fábio e Claudia Abbud

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Palavra da Célula - 17/05/2012


PALAVRA PARA AS CÉLULAS – 17/05/2012


        “E disse-lhes :Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”
Mt.4:19 

Ao iniciar seu ministério messiânico, após 40 dias de jejum e oração no deserto, Jesus saiu para convocar homens e fazê-los seus discípulos. É interessante observar que Jesus faz a convocação e não diz: segue-me e eu te salvarei, ou eu te curarei, ou eu te libertarei, ou eu te farei próspero. Ele convoca e anuncia a missão: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens”.
Jesus forma seu grupo de 12, e passa a caminhar com ele dia após dia, ensinando-os sobre o amor a Deus, amor ao próximo, obediência, perdão, paciência, humildade, misericórdia, fé, e sobre o poder de Deus. E à medida que o Senhor ia ensinando, ia colocando em prática seus ensinamentos. Enfim, Jesus vai ensinando e vivenciando os princípios do Reino. Ele comprovava através de sua vida que é possível viver de acordo com a doutrina que afirmamos crer. Ele vivia aquilo que ensinava, por isso tinha autoridade e impactava as multidões. Jesus estava consolidado no seu coração. Ele sabia quem era e qual sua missão, e não permitiu que coisa alguma o distraísse.
Aonde havia uma necessidade Ele realizava as obras do Pai. A coisa mais importante para Jesus era cumprir a sua missão. Ele sabia que não havia tempo a perder, por isso não importavam as circunstâncias, Ele prosseguia para o alvo decidido a cumprir, como de fato cumpriu, o propósito de Deus.
Somente quem está consolidado em seu coração, que sabe qual é sua identidade, e sabe em quem tem crido, pode suportar as duras provas da vida cristã e frutificar. Jesus foi duramente provado, mas suportou as aflições do deserto e saiu de lá fortalecido pelo Espírito de Deus, e preparado para cumprir seu ministério. Ele sabia que havia sacrifício, que teria que passar pela cruz, mas sabia também que havia uma recompensa: "...verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. O trabalho de sua alma ele verá e ficará satisfeito" (Is. 53:10,11). Assim como o Senhor escolheu os 12, Ele também nos escolheu e nos designou para que déssemos frutos, e não é qualquer tipo de fruto; ele precisa permanecer. Jesus Cristo falou francamente aos seus discípulos sobre o futuro, não lhes ocultou nada e não fez falsas promessas. Ele lhes disse que aqueles que quisessem ser seus seguidores teriam que ter uma vida de renúncia, de abnegação, carregando sua cruz. Sendo assim, o cristão deve saber que o conflito, as provações, e as dificuldades fazem parte da vida cristã autêntica.
Para discipular é preciso primeiro aprender a ser discípulo. Quem quiser ser discípulo de Jesus tem que renunciar. Ele disse que quem ama pai, mãe, filho, etc, mais do que a Ele não é digno dEle; e quem quiser vir após Ele precisa tomar sua cruz e segui-lo (Mt.16:24). A base do discipulado é a renúncia. Renúncia de quê? Do meu eu, do meu ego, da minha natureza adâmica. Eu preciso RENUNCIAR! "Quem quiser ganhar a sua vida perdê-la-á, mas quem quiser perder a sua vida por amor de mim achá-la-á" (Mt. 16:25).
O Senhor nos criou para o louvor da Sua glória. Nós estamos aqui para realizar os sonhos de Deus e lhe trazer glória através de uma vida frutífera. Essa vida frutífera tem que ser integral: nosso caráter precisa ser tratado, transformado, e precisamos ganhar vidas para Deus. O mundo está farto de pessoas egoístas, mesquinhas, interesseiras, intrigantes, adúlteras, desonestas, sem amor, sem misericórdia, que se relacionam com outras somente enquanto podem desfrutar de alguma vantagem e depois as colocam de lado como se fossem um objeto descartável. O mundo precisa ver em nós, povo de Deus, o caráter de Cristo para que possa ser verdadeiramente impactado. Se desejamos o avivamento, se desejamos ver nossa nação aos pés do Senhor, se desejamos conquistar vidas e ser líderes de multidão, temos que ter a motivação correta e deixar Cristo reinar verdadeiramente em nosso coração.
A Igreja Celular é uma ferramenta excelente, é uma resposta do Senhor à grande necessidade de obreiros para a seara, portanto, todos nós que estamos envolvidos nessa visão temos a oportunidade e o privilégio de poder realizar grandes conquistas para Deus, e sermos um testemunho vivo de que em meio a tantos desajustes sociais e morais, em meio a tanta iniqüidade, em Cristo há poder para sermos diferentes e fazer a diferença.
É importante lembrar também que a vida cristã não é um chamado ao sacrifício pelo sacrifício, existe uma recompensa! O apóstolo Paulo, em I Coríntios 15:58, nos exorta a sermos firmes, constantes, sempre abundantes na obra, porque o nosso trabalho não é vão no Senhor! Assim como Jesus suportou a cruz, porque o Pai lhe mostrou que havia uma recompensa, assim também o Senhor nos garante que há uma recompensa para corações puros, vidas santas, que atendem o chamado e cumprem o propósito. Existe uma recompensa para esta vida. O Senhor nos garante paz, alegria, segurança, provisão, saúde, prosperidade, e sobretudo a Sua presença em todos os momentos de nossa vida, através do Espírito Santo. Mas também existe uma recompensa futura, maravilhosa, de que Ele virá para nos levar para estar eternamente com Ele na glória, no reino do Pai. E assim como Jesus tem a alegria de ver o fruto do seu trabalho, nós também poderemos experimentar da mesma alegria ao chegar diante do nosso Redentor e Salvador, e apresentar a Ele o resultado da missão que nos foi confiada: vidas na mesma essência de Cristo Jesus!


Deus te abençoe,
Amamos vocês,
Apóstolos Fábio e Claudia Abbud


(Estudo retirado do site do Ministério Internacional da Restauração de Manaus)

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Palavra da Célula - 10/05/2012

PALAVRA PARA A CÉLULA – 10/05/2012

Filipenses 2:6-15

    Quem quiser ser um modelo de cristão para uma multidão vai ter que renunciar a uma "multidão" de coisas. Tudo na vida tem um preço, seja você nascido de novo ou não. A nossa salvação, que nos é dada pela graça de Deus, custou o preço mais alto do Universo: o sangue de Jesus, derramado na cruz do Calvário. Então, se você quer ser um cristão vitorioso, como a bíblia diz que você será, se você quer ter sucesso em tudo, um nome honrado, tem que seguir três passos: renunciar, continuar renunciando e viver renunciado.
    Renunciar é dizer sim pra Deus sempre - Todas as vezes que você disser "sim" para Deus, renuncia a alguma coisa. Não existe ninguém que tenha dito este "sim", sem que tivesse que abrir mão de algo muito valioso para si. Se não doeu, se foi fácil, não foi renúncia!
    A definição de renúncia é: Desistir (da posse ou exercício de um direito); abdicar, resignar, abandonar, deixar espontaneamente a posse de, recusar, rejeitar, abjurar de, renegar (Dicionário Michaelis).
    A renúncia e a obediência caminham juntas - No reino de Deus não existe ninguém que renuncie sem ter o caráter de obediência. Para renunciarmos, precisamos conhecer a rota do obedecer.
    O que é ser obediente? É ter submissão à autoridade legítima; é se sujeitar e ter docilidade (dicionário Michaelis). Obedecer também não é concordar. Quantas vezes você não concordou com seu chefe, mas teve que obedecer? 
    Observe que na definição de obediência no dicionário Aurélio fala-se em docilidade. Quem “obedece” ou “renuncia” com ira, irritação ou indignação com certeza não obedeceu nem renunciou! Podemos mentir e enganar a nós mesmos e a homens, mas Deus pode ver tudo o que existe no nosso coração.
    O maior exemplo de obediência é o de Jesus, que deixou a Sua glória e resolveu vir a Terra, sofrer, morrer e ressuscitar para nos salvar. Humanamente falando, achamos que Deus Pai poderia ter escolhido outro meio para salvar a humanidade, mas, na Sua infinita sabedoria e por Seu amor que excede todo entendimento, Ele decidiu que Jesus, Seu Filho deveria passar por todo aquele sofrimento. E, Seu Filho obedeceu, para que todos nós pudéssemos ter vida através dEle: "E, achado na forma de homem, (Jesus) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz" (Filipenses 2:8). Com certeza, nesta decisão, Deus sabia que este modelo de renúncia absoluta de Jesus tocaria profundamente a humanidade, naturalmente tão egoísta, egocêntrica e rebelde e removeria do coração do homem todo argumento quanto a negar-se a si mesmo.     
    Para Jesus morrer, teve que anular a própria vontade. Ninguém pode dizer que já renunciou a algo se ainda se sente afrontado com isso. Renunciar é deixar de viver a própria vontade para receber e viver a vontade de outrem.
    Um dia, um centurião romano foi até Jesus buscar a cura de um servo muito enfermo (Mt 8:5-10). Nesse texto o centurião fala sobre obediência e autoridade, e Jesus não questionou. Se fosse outra pessoa, poderia dizer: "Quem és tu, para me ensinares sobre obediência?". Mas, a Bíblia diz que Jesus se admirou, ou seja, ficou maravilhado com a fé daquele homem, que resultou na cura do servo sem Jesus nem mesmo ir à casa do centurião, e este estrangeiro acabou sendo honrado no meio dos judeus.
    O limite da obediência - A obediência tem um limite: até a morte (Filipenses 2:5). Não é para estabelecermos nossas próprias cláusulas, artigos, etc.
    Se procedermos em obediência sempre, teremos uma recompensa tremenda: seremos exaltados. 
   A recompensa da obediência - "E, achado na forma de homem, (Jesus) humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai." (Filipenses 2:8-11)
    A obediência nos dá um nome honrado, que abre portas para sermos um sucesso. Quando começamos a fazer a coisa correta, debaixo da obediência, a vida que temos em Cristo faz com que todas as portas certas se abram. Deus está dizendo que, quando seguimos a rota da renúncia e da obediência, seremos honrados. O Salmo 112 diz que a geração do justo terá um nome com dupla honra. Isso quer dizer que você será honrado pelo seu cônjuge, pelos seus filhos, pelos seus colegas de trabalho, pelos seus discípulos, em suas células, em sua casa, onde você estiver. Não existem portas fechadas para quem tem um nome honrado. Veja o que a Bíblia diz sobre a importância de um nome limpo:
"Vale mais ter um bom nome do que muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a riqueza e o ouro." (Provérbios 22:1).
    Mediante a sua obediência, Deus vai lhe livrar de situações embaraçosas, de vergonha, dos vexames. Por isso, tenha sempre em mente que:
- Obediência a Deus não requer entendimento. Não precisamos entender as coisas para obedecê-lo.
-Toda obediência requer uma renúncia e toda renúncia traz um fruto compensador. 
- Se você renunciar a algo que o Senhor mandar, Ele vai lhe dar uma grande bênção.
- Nenhuma renúncia é agradável, toda renúncia é dolorosa.
- Renunciar o ego é difícil, tem um preço alto.
- Não existe renúncia barata, toda renúncia é valorosa.
-Toda renúncia significativa tem por trás de si uma história de vida.
- Se você quer ser um homem de história, tem que renunciar.
- Ninguém renuncia para não ter nada. Deus nunca vai exigir renúncias para que você saia perdendo.
- Toda renúncia consciente em Deus te levará a dar passos em direção ao sucesso.
- Quem não obedece, perde.
- Todos os obedientes são prósperos.
- Pela obediência, começamos a compreender o que Deus está querendo.
- Todos os que pela obediência são vaiados, pela obediência serão aplaudidos.


Deus abençoe a todos 
Amamos você,

Apóstolos Fábio e Claudia Abbud

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Palavra da Célula - 03/05/2012

PALAVRA PARA A CÉLULA – 03/05/2012

A nossa posição em Cristo

Todos os dias temos sido bombardeados por más notícias: assaltos, corrupção, catástrofes, pessoas com depressão, síndrome do pânico, suicídios etc.
Notícias estas que muitas vezes assistimos já pela manhã quando ligamos a TV ou lemos os jornais e que nos deixam angustiados, preocupados e até mesmo atemorizados.
Quando saímos de casa, olhamos para todos os lados, nos faróis fechamos as janelas dos carros com medo de assalto, ficamos preocupados com a nossa saúde por causa de um vírus tal que apareceu lá na Ásia e pode chegar aqui.
Não estou querendo dizer que devemos ser desinformados, alheios a tudo que está ao nosso redor e deixar de ler ou assistir aos noticiários fugindo da realidade só porque eles estão recheados de coisas ruins.
Devemos sim, diante deste século, nos posicionar em Cristo, conhecendo qual é a vontade de Deus para nós. 
Qual é a vontade de Deus?
É nos deixar com medo, angustia, pânico, tristeza, depressão?
A resposta é não!
A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. Rom 12: 1-2.
A Palavra de Deus nos revela que quando recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, recebemos também o selo e o penhor do Espírito Santo. 
II Cor. 1 21-22 “Deus nos selou e nos deu como penhor o Espirito Santo em nossos corações”.
Sabe o que isto significa?
Que quando Deus, lá do seu trono, olha para a terra, identifica aqueles que são selados pelo Espírito Santo e diz: - Este aí me pertence e ninguém pode tocar na sua vida sem a minha permissão. 
II Tm: 2:9 “ tendo este selo o Senhor conhece os seus”.Todo o reino espiritual sabe que pertencemos a Deus.
O Espírito Santo  também é nosso penhor. Penhor é a garantia de algo de valor que foi penhorado. Ef.1: 13-14  “ fomos selados com o Espirito Santo da promessa o qual é o penhor da nossa herança”. 
Isto não é tremendo? O Espírito Santo ofereceu-se como garantia pela sua herança aqui na terra. Herança conquistada na cruz por Jesus, que é direito nosso. Sabe qual é sua maior herança? A vida eterna.
Quando aceitamos Jesus, começamos a fazer parte da igreja de Cristo. Igreja não é simplesmente um local onde um grupo religioso se reúne. A igreja  somos nós, eu, você e todos no mundo que nasceram de novo. Já pensou uma igreja sem a gente? Não passaria de muros.
E como igreja devemos nos posicionar em Cristo e tomarmos algumas atitudes espirituais e práticas que demonstrem isto. 

1- Meditar na palavra. Antes de assistir ao jornal, blinde sua mente meditando na palavra. A palavra é viva e eficaz, é a verdade, traz conhecimento e vai te ajudar a orar e a vencer os desafios do dia a dia, pois está cheia de promessas. Heb. 4:12 “Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz e mais cortante do que qualquer espada de  dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração”  Sl.119:160 “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio”.
2- Orar em todo o tempo. Paulo nos ensinou que devemos orar sem cessar. A oração move a mão de Deus. Nos fortalece, nos traz respostas e nos encoraja. Por exemplo: quem já foi orar às 6 hs da manhã na igreja sabe que seu dia será diferente. I Tess. 5: 17 “orai sem cessar”.

3- Estar em comunhão: Se você faz parte de um corpo, deve permanecer no corpo. Quando estamos juntos, compartilhamos a nossa fé, nos ajudamos e sobre nós recai a benção! Vá à célula, ao culto, fique junto de seus irmãos. Sl.133:1  “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união”. 

4- Não ter medo. Jesus venceu o mundo, a morte e o inferno e vencemos o mundo juntamente com Ele. I Jo.4:4 “porque maior é o que está em vós do que aquele que está no mundo” I jo.5: 4“ porque todo que é nascido de Deus vence o mundo: e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé”.

5- Ter bom ânimo: Aquele que confia no Senhor não se abala. A alegria do senhor é a nossa força. Todo cristão deve ser um exemplo de alegria e paz. Jo.16:33 “No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

6- Santificar-se. A única coisa que pode permitir que o inimigo nos toque é o pecado. Por isto devemos nos santificar. Lembre-se você é templo do Espírito Santo. Lev. 20:7; “portanto santificai-vos e sede santos, pois eu sou o senhor vosso Deus.”; I Pe 1:16 “Sede santos porque eu sou santo”.

7- Cumprir sua missão. Compartilhe a Palavra de Deus, fale de Jesus, faça discípulos, ame as vidas, foi para isto que Jesus te chamou. Mt.28:18-20; “Ide portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai e do filho e do Espírito santo.”Lc.5:10“não temas, doravante serás pescador de homens”.
Se você se posicionar em Cristo e entender em que lugar Deus te colocou, não haverá notícia, situação, tribulação, angústia, perseguição que te separará do amor de Cristo.
Pois Ele mesmo prometeu :“sobre esta pedra edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” Mt. 16:18 
Você que está vindo aqui pela primeira vez se quiser fazer parte desta igreja gloriosa e vitoriosa. é só pedir para Jesus entrar em seu coração.


Deus te abençoe 
Prs.Cesar e Claudia Kist

Versículos Bíblicos