quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Palavra da Célula - 13/10/2011


PALAVRA PARA A CÉLULA – 13/10/2011


Deus enviou O Seu Espírito para andarmos em obediência


“Deus disse porei a minha lei no intimo deles e a escreverei nos seus corações” Jr.31:33

No monte Sinai Deus escreveu os termos da aliança em tábuas de pedras. No cenáculo, escreveu as suas leis no coração dos discípulos, naquele dia a promessa se cumpriu (Atos 1:7, 8, 13. Atos 2:1 a 4) .
O coração é onde o homem guarda as vontades, desejos e emoções, controlando todo o seu ser.
O homem sem Deus é incapaz de guardar os Seus mandamentos e princípios. Para restaurar a comunhão com o homem e levá-lo de volta a unidade com ELE, foi necessário que DEUS tomasse posse de todo o seu coração. Foi necessário harmonizar outra vez a vontade do homem com a Dele.
E a forma que Ele encontrou foi demonstrando o Seu amor quando entregou Seu único Filho Jesus. E por isso é necessário que o homem entregue seu coração ao Senhor Jesus de uma forma espontânea.

1- Deus conhecia a fraqueza do homem!

Deus disse “ Eu lhe darei um coração capaz de conhecer-me e de saber que eu sou o Senhor... farei com que me tenham de coração, para que jamais desistam de mim “Jr24.7;32.40
A mente do homem precisa ser liberta do medo, da dúvida e da incredulidade! No mundo cada um é por si como diz o ditado, quando conhecemos a Jesus somos libertos da  vontade própria, e do jugo do eu “euquipe”.
Deus colocou o Seu Espírito no interior do homem para que fosse UM com ELE.
JO17.21 diz: “que todos sejam um, Pai , como Tu estas em Mim. Que eles também estejam em nos, para que o mundo creia que Tu me enviaste”.
DEUS colocou o seu Espírito Santo no interior do homem, para revelar a sua vontade e ensinar-lhe os seus mandamentos e caminhos perfeitos. JESUS disse aos discípulos que o Espírito Santo os guiaria a toda verdade;”Ele-lhes ensinara toda as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhe disse” Jo14.26. O Espírito Santo nos dá poder para praticar a obediência a palavra de Deus.

2- Deus exigiu obediência!

Deus disse a Israel: “se me obedecerem fielmente guardarem a minha aliança vocês serão o meu tesouro pessoal, Ex 19. As bênçãos da aliança dependem da obediência.
Deus com certeza cumpre a parte Dele nesta aliança.Cabe ao homem fazer a sua.
Deus não muda ele ainda requer obediência, então vamos obedecer para que as bênçãos nos alcancem e jamais nos deixem.
Deus disse ;” porei o Meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente as minhas leis “ Ez 36.27]
Deus escreveu as suas leis em nossos corações e nos deu poder para obedecê-las.
Jesus veio e cumpriu toda lei e as resumiu em duas :Amai à Deus sobre todas as coisas e próximo como a ti mesmo.
O Espírito de Deus vai te capacitar a amá-lo, a amar você e só assim poderá amar ao seu próximo.

No cenáculo, quando receberam a promessa do Pai, o Espírito Santo, os cento e vinte foram libertos da escravidão da lei do pecado!
Foram libertos da dependência da própria carne, para conseguirem fazer a vontade de Deus .
Deus enviou seu Espírito Santo para viver no interior do homem, a fim de lhe dar poder para resistir a todo o pecado Deus disse; “Eu lhe perdoarei a maldade e não me lembrarei mais do seu pecados” Jr 31.34
Por meio do sangue de Cristo oferecido na cruz  para selar a aliança entre Deus e o ser humano, Deus não só perdoou  os pecados do homem ,como também apagou completamente qualquer sinal de pecado e libertou-o do poder que o pecado exercia sobre ele.
Fomos libertos da escravidão do pecado da culpa e da condenação do passado e recebermos poder para resistir todo pecado.
Tome posse das bênçãos que o Espírito Santo esta dando a você, deixe Ele governar a sua vida, ele vai te orientar em tudo que você precisar e te levar a vitória se assim você obedecer.


Que Deus te abençoe com muita obediência!

Valmir e Maiza Rufino

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Palavra da Célula - 06/10/2011


PALAVRA PARA A CÉLULA – 06/10/2011

Mateus 8: 5 a 11

Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, apresentou-se-lhe um centurião, implorando: Senhor, o meu criado jaz em casa, de cama, paralítico, sofrendo horrivelmente. Jesus lhe disse: Eu irei curá-lo.
Mas o centurião respondeu: Senhor, não sou digno de que entres em minha casa; mas apenas manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.
Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.
Ouvindo isto, admirou-se Jesus e disse aos que o seguiam: Em verdade vos afirmo que nem mesmo em Israel achei fé como esta.
Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus.

Hebreus 11.1
Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem.


Muitas vezes ficamos diante de situação difíceis, olhando sem saber como começar, esperando as mudanças acontecerem.
Sabe como começar? Pela Fé, você não esta vendo, mas pode crer.

O centurião Romano estava vendo a enfermidade do seu servo, mas creu que o Jesus, de quem ele ouvia falar, poderia curar seu servo. Mas antes de ver o milagre, primeiro passou por duas etapas:

1-      Venceu todos os desafios:
·          Venceu seus conceitos e preconceitos. Por ser um cidadão Romano, foi além de seus ensinamentos e de sua religião. Não ficou preocupado com o que os outros iam pensar ou falar dele para seus superiores.
·         Passou por toda aquela multidão. Jesus tinha acabado de fazer uma pregação e estava retornando para a cidade de Cafarnaum, a palavra diz que uma grande multidão O seguia.

2-     Agradou o coração do Senhor (Pergunte para todos: você se preocupa em agradar a Deus?). Como o centurião alcançou o coração do mestre?
·         Compaixão e amor ao próximo. Ele não pediu nada para ele.
·         Fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus”. (Hebreus 11:6)
·         E quando aquele homem chegou até Jesus ele pediu a Jesus que falasse apenas uma palavra!

Muitas vezes as pessoas querem as benção e tudo o que há de bom em Jesus, mas não querem Jesus, não querem o compromisso de seguir ordens e estar sujeito a autoridade, não querem caminhar nos princípios e acabam perdendo tudo, pois pensam que conquistaram pela força do próprio braço, sem Ele.
Por isso cada pessoa que se achega ao Senhor Jesus sempre vai encontrar solução (a cura) para seus problemas, mas nem sempre como ela planeja, ou conforme a sua vontade, mas conforme a vontade de Deus que é perfeita boa e agradável. (Romanos12:2)
Não pense que a cura só virá se você tocá-lO ou vê-lO, mas creia apenas que a cura virá através de  UMA SÓ PALAVRA vinda Dele!

Então creia mesmo sem ver e vença os obstáculos que possam existir:
1-     Seus próprios pensamentos, quando eles dizem: não tem jeito, não vai dar, eu não sou, eu não consigo, é muita coisa, não vou resistir e etc. Saiba que você pode todas as coisas no Senhor que te fortalece, portanto abra sua boca e declare a palavra de Deus.
2-     Sua alma, quando você vir alguém prosperando e ainda esta passando por uma prova ou quando não consegue ter um coração perdoador, ou ainda não consegue amar as vidas. Lembre-se que a palavra fala que você é nova criatura que as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. Mude!
3-     As pessoas que estão ao seu redor: zombam da sua fé, questionando que Deus é esse , e você não vê nada ao seu redor que prove ao contrário. Lembre-se que a palavra de Deus diz: “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. Jeremias 29:11

 Creia somente e deixe para trás o que o mundo oferece como facilidades, pois podem custar a sua vida, ou de quem você ama.
Tenha fé, para cada um foi dada a mesma medida de fé (do tamanho de um grão de mostarda), mais cabe a você fazer esta medida crescer e ficar cada dia maior, então creia na Palavra de Deus.
Essa caminhada começa como a de um bebê, que precisa dar os primeiros passos, senão fica deficiente ou atrofiado. Não deixe sua semente morrer, decida hoje crer na palavra que gera salvação, cura, libertação e vida em abundância.
Seu crescimento e amadurecimento são importantes, por isso alimente-se da Palavra.
Não fique olhando apenas para seus problemas, olhe ao redor, pode ser que ao seu lado tenha alguém que precise de cura mais do que você! À medida que você se importar com outros vai receber cura, pois você é muito importante para o Reino.

Que a sua fé seja uma fé que faça a diferença na vida de muitos, em Nome de Jesus!

Valmir e Maiza Rufino

Palavra da Célula - 29/09/2011

PALAVRA PARA A CÉLULA – 29/09/2011

Lc 24: 50-53
 Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou. Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus.

No texto de Lc 24:50-53, Jesus estava ascendendo aos céus diante dos olhos dos seus discípulos. Imaginem que experiência estes homens tiveram, dá para imaginar?
Uma das coisas mais importantes no caminhar com o Senhor são as experiências que temos com Ele.
 Muitos são os testemunhos que temos ouvido a respeito do poder de Deus, do que Deus tem feito na vida daqueles que o seguem: curas físicas, curas emocionais, libertação de vícios, libertação de maus hábitos, transformação do ser interior, transformação do caráter, livramentos de morte, restauração financeira, conjugal, familiar, enfim, verdadeiros milagres...
 Com certeza estes testemunhos que temos ouvido em nossas células, reunião de gerações, edificam a nossa vida, principalmente quando conhecemos a pessoa que dá o testemunho e o seu problema; não há como negar o poder de Deus.  Ao ligarmos o rádio e a TV também nos é dada a oportunidade de ver o que o Senhor está fazendo no meio do seu povo.  
Apesar de reconhecermos que as pessoas que estão testemunhando não estão mentindo e nem exagerando, o que realmente fortalece e edifica a nossa fé são as nossas experiências pessoais com o Senhor. Quando temos experiências com o Senhor, nossa fé e nossa vida espiritual se fortalecem.
Muitas vezes ouvimos os testemunhos e pensamos, porque isso não acontece comigo? Porque eu não tenho estas experiências com Deus?
O que podemos fazer para termos as experiências permanentes com o Senhor?
1.      Estar SEMPRE na presença Dele, ou seja, estar buscando ao Senhor no secreto do seu quarto, no nosso devocional, nas reuniões às 6 hs da manhã, na leitura e meditação da Palavra; ter uma vida de intimidade com o Senhor. A Bíblia diz em Jr 29:13 “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”. Não existe nenhuma pessoa que tenha ido ao Encontro com Deus com o coração aberto e não tenha tido uma experiência pessoal muito forte com o Senhor, existe?
2.      Estar em comunhão com os irmãos, ou seja, estar presente nas células, nos cultos, nos eventos para os quais você é chamado. É na comunhão dos irmãos que o Senhor derrama a benção. Existem muitas passagens bíblicas que mostram o operar de Deus quando o povo estava reunido (Ex. em Pentecostes, quando os discípulos estavam reunidos veio o sobrenatural de Deus através do derramamento do Espírito Santo - At 2).
3.      Colocar em prática os princípios de Deus. Jesus era uma pessoa muito simples e prática e o Evangelho também é. Portanto, ao colocar em prática o que a Palavra ensina, você estará atraindo o mover de Deus a seu favor. Pratique verdadeiramente a Palavra e veja a conseqüência disto na sua vida.  Deus é fiel e justo para cumprir a sua Palavra. 
4.      Pedir ao Senhor que Ele manifeste o seu sobrenatural, que Ele te dê experiências.  Quando você pede ao Senhor, Ele te atende, pois Ele é um pai bondoso, amoroso e misericordioso.   Lc 11:9,10 “Por isso vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate; abrir-se-lhe- á”.   
Talvez já faça algum tempo que você não tem tido experiências com o Senhor ou talvez ainda você não tenha tido nenhuma experiência com Deus. O primeiro passo para a mudança desta realidade é você crer que Jesus ressuscitou e está vivo. Ele é um Deus de poder e que o mesmo poder que agia através Dele (o poder do Espírito Santo) continua operando milagres hoje, conforme Jo 14:12 que diz: “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai”.
Em  Jo 20:29 está escrito: “Disse-lhe Jesus: Porque me viste creste? Bem aventurados os que não viram e creram”.
Hoje você não verá Jesus subindo aos céus como os seus discípulos viram, mas porque você tem fé, você crê que ele está vivo e que é um Deus poderoso, você terá experiências pessoais e sobrenaturais com o próprio Deus.
Deus te abençoe neste novo tempo de sinais, prodígios e maravilhas! Você é um discípulo 12!
Pergunte aos novos: quem quer conhecer o Deus vivo e ter uma experiência com o Ele?
Faça o apelo.

Deus os abençoe.
Prs. Cesar e Claudia Kist 

Palavra da Célula - 22/09/2011


PALAVRA PARA A CÉLULA – 22/09/2011


"Tomando decisões corretamente".

Pv 24:14 " Então, sabe que assim é a sabedoria para a tua alma; se a achares, haverá bom futuro, e não será frustrada a tua esperança ".

Deus é nosso Pai perfeito e deseja que nós, seus filhos sejamos felizes e bem sucedidos em todas as áreas das nossas vidas. Ele é a fonte inesgotável de sabedoria, de conhecimento e entendimento que deseja se revelar a nós.
Porém uma vida distante de Deus, baseada em sabedoria humana leva o homem a agir segundo aquilo que ele acha, seguindo seu próprio coração muitas vezes com motivações erradas, ou mesmo conselhos de amigos do mundo, gerando atitudes debaixo de emoções que colocam em risco a vida pessoal, familiar, profissional...
No mundo casamentos são desfeitos por " incompatibilidade de gênios", porque o amor "acabou", filhos saem de casa por achar que não precisam mais de seus pais, pessoas passam por cima de outras para conseguir uma melhor posição na empresa....
Talvez você esteja aqui hoje e alguma área da sua vida ou várias áreas tenham sido frustradas ( seu casamento, seu relacionamento com seus pais, seus filhos, sua vida profissional), fruto de decisões erradas ou precipitadas que  geraram marcas, decepções, perdas e um vazio, um sentimento de ter falhado, que somente na presença de Deus pode receber conserto.
Essa noite o Senhor te diz que Ele tem respostas de vitória para tudo que não deu certo na sua vida até hoje!
Salomão quando consultado por Deus sobre o que queria para seu reinado em Israel, pediu sabedoria 2 Cr 1.
Enquanto Jesus esteve na terra, ensinando sobre o Reino de Deus, muitas pessoas admiravam-se de seus ensinos porque eram cheios de sabedoria  Mt 13:54.
 O que precisamos hoje para nossas vidas é da sabedoria de Deus, um dom do Espirito Santo dado por Deus a todo aquele que recebe Jesus como seu único Senhor e Salvador.
O Espirito de sabedoria vem habitar naquele que confessa Jesus como Senhor com sua boca e crê com seu coração Rm 10:9. O Espirito Santo nos conduz a tomar decisões acertadas porque a Bíblia diz que o Espirito da verdade nos guiaria a toda verdade Jo 16:13.
A sabedoria de Deus não está relacionada a quanto conhecimento secular nós temos, a quantas faculdades fizemos, ou mesmo a quanto poder uma pessoa conquista no mundo, mas está diretamente relacionada a obedecer ao Senhor e aos princípios da Sua Palavra. Pv 10:8 " o sábio de coração aceita os mandamentos.." Sl 111:10 " O temor do Senhor é o principio da sabedoria.."
Quanto mais conhecemos a Deus e a Sua Palavra e obedecemos suas direções mais livres estaremos das atitudes erradas e da perda de tempo.

Como podemos adquirir a sabedoria de Deus? 

A Bíblia diz Tg 1: 5 " Se porém algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida."

Para isso precisamos de:

1) Intimidade com Deus: quando separamos um tempo do nosso dia ao Senhor, vamos à Sua presença, reconhecemos a Sua soberania sobre nós, abrimos nosso coração a Ele, buscamos Dele respostas, direções, ouvimos Sua voz e decidimos obedecer confiando no Seu amor por nós e no Seu poder, temos êxito em tudo que empreendemos. Decisões tomadas debaixo de ansiedade, de motivações erradas no coração trazem colheitas indesejáveis.
Fl 4:6 diz: " Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo porém sejam conhecidas , diante de Deus as vossas petições, pela oração e pela suplica, com ações de graças ." 

2) Intimidade com a Palavra de Deus: precisamos conhecer a Palavra de Deus, meditar nela e mais do que isso, nos expormos a ela, deixando ela entrar em nossas vidas. A Bíblia tem todo ensino da parte do Senhor que precisamos saber para sermos bem sucedidos. Precisamos caminhar por princípios da Palavra e não por emoções. Js 1:8 " Não cesses de falar desse livro da Lei; antes,  medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele esta escrito; então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido".
Uma atitude de sabedoria na caminhada com Jesus também está em ouvir e seguir a direção do líder espiritual, a pessoa que Deus levantou para cuidar de sua vida, orando, jejuando por você e te orientando através da Palavra de Deus. Deus fala com seu líder a seu respeito,  por isso busque-o, ore com ele antes de tomar decisões importantes, abra seu coração e submeta-se a esse homem ou mulher de Deus que apesar de ser falho já caminhou um pouco mais do que você e é um instrumento de cura e libertação sobre sua vida.
Outra atitude de sabedoria está descrita em Pv 11:30" O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio ."
Deus quer te restaurar, restituir tudo que foi perdido em sua vida e também quer fazer de você um instrumento para alcançar sua família, seus amigos, seus vizinhos através do seu testemunho de vitória, por onde você for todos verão a mão poderosa do Senhor sobre sua vida. Portanto não fique calado, compartilhe com aqueles que você conhece e até com quem você ainda não conhece aquilo que Deus tem feito na sua vida. 
Dispor-se para Deus  é uma atitude de sabedoria!

Líder:  ore pedindo perdão a Deus por toda atitude tomada debaixo de ansiedade, sem a direção de Deus e para que todos na célula recebam a sabedoria do Senhor para tomarem decisões corretas.

Uma célula transbordante de unção e salvação!


Prs. Roberto e Nádia

Versículos Bíblicos