quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Palavra da Célula - 24/02/2011

PALAVRA PARA A CÉLULA – 24/02/2011

Marcos 2: 13 a 17

    Jesus enquanto estava aqui na terra vivia cercado pelas multidões e ainda hoje as multidões afluem para Ele, movidas por Seu Espírito Santo que está entre nós.
    Embora Jesus sempre deseje as multidões também sempre houve em Seu caráter um extremo interesse e zelo por cada pessoa.
    Para Jesus não somos mais um no meio da multidão, mas somos indivíduos amados, com identidade própria e conhecidos por Ele.
    Quando Jesus aproximou-se de Levi (Levi era o nome de Mateus um dos doze de Jesus, antes de conhecer Jesus) chamou-o pelo nome e diz o vs. 14 que “Jesus viu a Levi”. Isto representa mais do que olhar para uma pessoa, mas significa conhecer seu coração, interessar-se por sua vida, escolhê-la para ser um amigo, um discípulo.
    Quando Jesus olha para nós, Ele quer que saibamos que Ele nos ama, que nos escolheu e que quer cuidar de nós.
    Muitos se sentem sozinhos, desamparados, fragilizados por dores, por desafios que a vida nos traz, mas em meio a tudo isto o que Jesus quer que saibamos, é que Ele está vivo, que Ele é Deus e que tem poder para mudar tudo o que nos aflige.
    A Bíblia diz que “Os olhos do Senhor estão em toda parte” e hoje Jesus está com Seus olhos sobre sua vida, sobre suas necessidades e dores.
    Mande que os discípulos fechem os olhos por 60 segundos e imaginem Jesus olhando para eles. (O Espírito Santo vai quebrantá-los depois prossiga com a Palavra).
    Outro aspecto revelador deste texto é que também Jesus ama e valoriza a família. O vs. 14 também diz que Jesus viu a Levi, filho de Alfeu.
    A referência filho de Alfeu mostra que a família é algo precioso para Deus.
    A Bíblia dá ênfase às genealogias, e em muitos textos os discípulos são mencionados como: Simão (filho de Jonas), Tiago (filho de Zebedeu). Também se olharmos para a história bíblica vemos que Deus criou o homem e logo lhe deu uma família, e que quando Jesus veio ao mundo como salvador, este evento teve como berço uma família (José, Maria e o menino).
Deus sabe que um ser humano roubado de suas relações familiares está muito próximo de ser infeliz, por isso Jesus veio para restaurar a família.
    Se você está hoje preocupado ou triste por problemas no seio de sua família, a promessa de Deus para você é que Ele mesmo vai salvá-la, reconciliá-la e abençoá-la com saúde e prosperidade, segundo a promessa que diz: “Creia no Senhor Jesus e será salvo tu e a tua casa”.
    Peça que todos peçam em oração: Senhor Jesus, eu me aproprio desta promessa e te peço que o Senhor me permita vê-la se cumprindo a partir de hoje, em nome de Jesus. Amém.
    O terceiro aspecto do texto mostra o amor de Jesus pelos perdidos e pecadores, vemos nesta passagem Jesus sentado à mesa com pecadores e publicanos.
    Publicanos eram pessoas que na época trabalhavam no poder público, eles eram odiados pelos judeus porque extorquiam o povo, recebiam propinas e se valiam de sua posição para cobrar impostos indevidos (O mesmo ocorre ainda hoje com fiscais, prefeitos, vereadores, etc).
    Mateus era um deles, mas seus pecados não eram maiores que o amor de Jesus por sua vida, nem seu mau caráter era maior do que o poder de Deus para transformá-lo.
    Jesus o amou, o escolheu, foi à sua casa (consolidá-lo), sentou-se à mesa com ele (o que significa chamar para a comunhão) e fez isto não só com ele, mas com outros pecadores que ali estavam, pois Jesus não veio para julgar os homens, e sim para salvá-los.
    A Palavra de Deus diz que “Todo homem é pecador e que não há sobre a terra homem que não peque”, porém Jesus veio para curar o espírito, a alma e o corpo do homem.
    Para que esta cura se dê só uma coisa é necessária: Que cada homem diante de Deus, se reconheça pecador e receba Jesus como Aquele que veio para perdoar seus pecados e dar-lhe uma nova vida. (Isto é arrependimento genuíno).
    Levi era um cobrador de impostos corrupto, mas Jesus o perdoou e fez dele um de Seus discípulos.
    Jesus está hoje olhando para você, para seus problemas e suas necessidades, Ele está olhando para a sua família.
    Os pecados que você tenha cometido pouco importam para Ele, o que realmente importa é se você quer ter comunhão com Ele ou não, se você quer uma nova vida ou não.
    Independente de sua resposta Jesus te diz hoje: (Dirija-se principalmente aos novos) Meu filho, segue-me (se possível, chame-os pelo nome).

Deus abençoe a todos e uma excelente célula com amor, unção, alegria e multiplicação.
Amamos vocês,
Ap. Fábio e Claudia Abbud

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Palavra da Célula - 17/02/2011

PALAVRA DA CÉLULA- 17/02/2011

Gálatas 5: 16 a 25

Líder leia a palavra toda e pergunte aos presentes quem já conhecia esta passagem.
Provavelmente uma grande maioria de membros de sua célula levantará a mão e dirá que já conhecia esta passagem.
Peça para que alguns arrisquem citar, sem olhar na bíblia, os frutos do Espírito (dê um tempo para que eles falem).
Parabenize-os pela boa memória, mas diga que hoje o que Deus quer que fique registrado e memorizado em nossos corações é o versículo 25: “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.
O que Deus quer mostrar hoje é que muitos conhecem esta passagem, sabem cada atributo do fruto do Espírito Santo de cor, porém poucos têm andado no Espírito.
A Palavra de Deus neste versículo indica e nos ensina que viver no Espírito é diferente de andar no Espírito.
Todo aquele que recebe Jesus em seu coração, como seu Senhor e Salvador, tem seu espírito vivificado e o Espírito Santo de Deus passa a habitar nesta vida. Estes são os que vivem no Espírito.
O verbo andar indica movimento, ação, intenção de, em direção a.
Muitos receberam o Espírito Santo, mas não agem, não se movimentam segundo o Espírito.
Andar no Espírito é a prática, a execução dos atributos do fruto do Espírito por aqueles que vivem no Espírito (salvos).
Muitos vivem no Espírito, mas continuam andando segundo as obras da carne, e por isso não têm podido desfrutar das promessas de Deus descritas em Efésios 1:3: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. 
Esta paralisia espiritual gera também estagnação a nível de conquistas no mundo físico, pois toda a benção conquistada no mundo físico teve sua origem no Reino do Espírito (marido, esposa, carro, emprego, casa, dinheiro, saúde, etc.).
Em cada atributo do fruto do Espírito existe poder sobrenatural para conquistas espirituais.
Vivemos em um mundo aonde as pessoas aprendem a lutar desesperadamente para conquistar as coisas materiais, trava-se então, uma verdadeira guerra.
O mundo é extremamente competitivo, os valores são invertidos, há corrupção, traição, mentira, desigualdade e injustiça. Porém na dimensão do Espírito, TODOS têm os mesmos direitos e as promessas são para todos. Não há injustiça, nem traição. Basta somente aos que vivem no Espírito, que andem no Espírito e usem as armas corretas, numa guerra em outra dimensão.
SERÁ QUE EXISTE UMA ARMA MAIS PODEROSA E EFICAZ QUE O AMOR? (Faça um pequeno silêncio após a pergunta).
A Palavra de Deus em Provérbios 15:17 diz que: “Melhor é um prato de hortaliças onde há amor do que o boi cevado e, com ele, o ódio”.  De que adiantaria todo o dinheiro, toda a riqueza, todos os bens do mundo sem amor? A sabedoria do Espírito nos ensina que é melhor pouco com amor do que muito sem ele.
Quantos hoje, sem Jesus, têm muito dinheiro e nenhum amor, nenhuma paz e por isso são infelizes, depressivos, dependentes de drogas e remédios para dormir.
Em Provérbios 16:32, a Palavra fala: “Melhor é o longânimo do que o herói da guerra e o que domina o seu espírito do que toma uma cidade”. Muitos querem conquistar coisas materiais, impérios no mundo físico, quando a maior conquista deve ser o governo do nosso espírito, ou seja, ser capaz de agir com longanimidade, domínio próprio e mansidão.
O versículo 23 nos revela que contra os atributos do fruto do Espírito não há lei, ou seja, quem anda no Espírito, desfruta da graça divina e não da severidade da lei divina e suas conseqüências,
porque embora Jesus tenha vindo para estabelecer o tempo da graça, Ele mesmo disse que não veio para revogar a lei, mas sim para que ela pudesse ser cumprida.
Como Deus sabia que seria impossível cumprir toda a lei, enviou Jesus, Seu Filho amado como um caminho para isto.
Jesus diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Se há um caminho, há a necessidade de uma caminhada em direção ao Pai, em direção às bênçãos espirituais nas regiões celestes que Ele já nos concedeu.
Reflita sobre a sua conduta em todas as áreas de sua vida. O que você vê?

1- Ciúme, ira, inveja, inimizade, idolatria, etc.
2- Amor, alegria, fidelidade, bondade, longanimidade, domínio próprio, mansidão.

Se for a primeira opção, não se sinta culpado. Hoje é tempo de mudança. Hoje é dia de um mover de Deus que acabará com toda a paralisia espiritual em sua vida. Hoje você sai do “coma” espiritual, levanta e começa a andar.
Se a opção for a segunda, prossiga desta forma, desfrutando das promessas,  que você já alcançou e aguarde as que virão, pois são grandes e maravilhosas como o nosso Deus é.

Deus te abençoe,
Amamos vocês,
Aps.Fábio e Claudia Abbud

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Palavra da Célula - 10/02/2011

PALAVRA DA CÉLULA 10/02/2011

Juízes – cap. 13 (todo) – O nascimento de Sansão (ler o capítulo antes de ministrar a palavra)
   
    Este texto nos ensina que a fé deve ser exercitada em três dimensões: no espírito, na alma, e no plano físico.
    Agir e conquistar pela fé também depende de conhecermos um pouco o caráter de Deus e em si tratando disto, uma das coisas mais próprias do Senhor é:
1- Sua compaixão pelos que estão humilhados e aflitos.
    O texto começa declarando que Israel estava sendo afligido pelos filisteus, por haver pecado contra o Senhor.
    Apesar desta conseqüência ser merecida, o Deus de Israel olhava para o seu povo com olhos de misericórdia e logo prepara para eles a promessa de um libertador: Sansão.
    Nessa trajetória um outro atributo de Deus é revelado:
2- Seu prazer em contrariar os impossíveis.
    Havia milhares de famílias em Israel, mas o Senhor envia seu anjo justamente a um casal cuja mulher era estéril.
Deus age assim porque quanto maior for o impossível em sua vida, maior também será a glória do testemunho gerado por seu milagre. Há algum impossível em sua vida hoje?
Antes de alguém pensar em fazer qualquer coisa pela fé, deve primeiro saber que servimos a um Deus sobrenatural e que: não há impossíveis para Ele em suas promessas.
O terceiro atributo divino revelado é que:
3- Deus é um Deus de propósitos, que nada faz aleatoriamente ou sem razão.
Quando o anjo de Deus diz a mãe de Sansão que ela deveria santificar-se, abstendo-se de bebidas fortes e de coisas consideradas imundas pela lei, é porque Sansão deveria ser um homem santo e consagrado para que o Espírito de Deus o usasse de forma sobrenatural na libertação de Israel das mãos dos filisteus.
Todo aquele que quer ver e ter o sobrenatural de Deus em sua vida, deve abster-se do pecado que há no mundo e deve consagrar-se à Deus estando em Sua presença (oração, jejum, células, cultos, etc.).
Agora que sabemos que o nosso Deus tem olhos para os que estão em aflição, prazer em contrariar impossíveis e tudo faz com propósitos definidos, qual será o propósito de Deus conosco nesta noite? Consolar os aflitos? Realizar milagres?
A resposta é: tudo isto e mais um pouco! Deus quer nos ensinar que a fé deve fluir em três dimensões para consolidar milagres.
A primeira dimensão é o espírito. Quando recebemos uma promessa de Deus no nosso espírito, somos engravidados de fé e exercitamos o dom de crermos no poder de Deus.
Há dois tipos de fé: a fé natural que flui em nossa alma e a fé sobrenatural que flui por nosso espírito.
A fé natural é aquela que nos leva ao supermercado porque cremos que lá estarão os produtos dos quais precisamos, nos leva a comandarmos o elevador, pois cremos que ele nos levará ao andar que desejamos, mas a fé sobrenatural é a que pelo nosso espírito se liga ao Espírito de Deus, discernindo Seus propósitos e dando curso ao Seu poder em nossa vida.
Quando Manoá ouviu a promessa feita pelo anjo do Senhor a sua esposa, não foi incrédulo, antes recebeu aquela palavra em seu espírito, crendo nela e dando curso a fé através de sua alma.
Manoá após crer no espírito, decidiu em sua alma orar.
Orar é uma decisão da alma de quem crê que Deus ouve e atende a quem lhe suplica e isto é processado com a ajuda dos pensamentos, da memória e da fala (tudo que emana da alma).
Manoá, crendo em seu espírito, orou com fé pedindo que o Senhor lhe enviasse novamente o anjo mensageiro, e assim aconteceu.
Todas as nossas necessidades estão patentes aos olhos de Deus, mas mesmo sendo o Senhor conhecedor de nossas necessidades, Ele deseja que oremos, pedindo a Ele o que queremos. Como está escrito em Fp. 4:6 “Não andeis ansiosos por coisa alguma, em tudo, porém, sejam conhecidas diante de Deus, as vossas petições pela oração e pela súplica com ações de graças”.
Manoá e sua esposa, movidos pela fé, movimentaram ainda mais uma dimensão: a física.
Precisamos entender que com o espírito cremos, com nossa alma oramos e profetizamos, mas ainda há uma terceira dimensão em que a fé deve se exercitar: a esfera material.
Quem deseja um filho não se contentará com uma direção espiritual ou com uma palavra de consolo. Quem espera de Deus um filho, quer ter um milagre vivo em seus braços que possa abraçar e beijar. É algo físico, que vai além de uma expectativa espiritual ou da promessa de alguém.
Manoá entendeu que a fé se completa no plano físico. Depois de receber as instruções quanto a conduta da mãe e do menino disse: vs.15: “permite-nos deter-te para que te preparemos uma oferta” (um cabrito em holocausto).
Manoá fechou o ciclo da fé no plano material e agiu com ações de graças e honras a Deus.
Deus nos dá oportunidades de consagrarmos a Ele ofertas no plano material também. Deus não precisa do nosso holocausto material, mas através das ofertas materiais podemos anunciar ao mundo físico e espiritual onde está verdadeiramente o nosso coração. Não perca nunca a oportunidade de entregar uma oferta com propósito!

Todo aquele que honra a Deus é também honrado por Ele, o capítulo termina dizendo: vs.24 “depois, deu a mulher a luz um filho e lhe chamou Sansão, o menino cresceu, e o Senhor o abençoou.”
 Ministração: Coloque um louvor de fundo durante todo o processo e explique o seguinte:
Deus quer que hoje pessoas tenham experiências sobrenaturais com Seu amor e Seu poder, por isso aquele que quiser colocar diante de Deus algum impossível em sua vida deverá:

1) Definir o que deseja do Senhor.Sonde seu coração, sem falar com ninguém,  para ver se você crê que o Senhor Jesus pode resolver aquela questão.
 2) Escreva num papel seu pedido e ore ao Senhor com fé, pedindo, profetizando e agradecendo (dê           tempo para que pensem e orem).
 3) Faça uma oferta a Deus colocando este propósito.

   Siga agradecendo e louvando ao Senhor e prepare-se para contar seu testemunho nas próximas reuniões.
Atenç          

Líderes: orem com fé, pois Deus realizará muitos milagres para glória do nome de Jesus.

Nós amamos vocês. Deus abençoe a todos.
Apóstolos Fábio e Claudia Abbud

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Palavra da Célula - 03/02/2011


PALAVRA PARA A CÉLULA 03/02/2011

João 4: 19 a 26

Todo ser humano, desde seu nascimento, carrega consigo dois sintomas espirituais: Primeiro, o peso da herança do pecado, que ainda que lhe seja desconhecida, o faz sofrer. Segundo, o vazio provocado pela ausência do Espírito dentro dele, que o mantém separado de Deus (explicar rapidamente a morte do Espírito pelo pecado).
Este segundo sintoma faz com que todo homem sinta um desejo intenso de ser amado, aceito, preenchido. Movido por este desejo, o ser humano procura encontrar-se com Deus, na maioria das vezes, não sabendo que é a Deus que está buscando.
Esta busca pode manifestar-se de várias maneiras: Alguns procuram satisfazer-se se lançando profissionalmente e buscando no trabalho reconhecimento, poder e riquezas.
Outros buscam a Deus em diversas filosofias e religiões, outros ainda em relacionamentos amorosos, esportes radicais, drogas e etc...
Tudo isso se funde num misto de busca, fuga e frustração, pois ninguém pode encontrar-se com Deus se Deus não revelar-se a ele, como está escrito em João 6: 44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer, e eu o ressuscitarei no último dia.”
A revelação preciosa que encontramos no texto base (João 4: 19 a 26) é que não é só o homem que está em busca de Deus, mas Deus, o Pai, está a procura de Seus filhos, para que se tornem Seus adoradores como está escrito no vs 23: “...Porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores”.  (Mande seus discípulos repetirem para quem estiver ao Seu lado: Tenho uma boa notícia para você: Seu Pai celestial está à sua procura, Ele te ama como filho e te quer como adorador.)
Deus nos deu vida ressuscitando Jesus dentre os mortos para que também nosso espírito fosse vivificado e pudesse relacionar-se intimamente com Ele.
Deus quer que o vejamos como um Pai amoroso, amigo, provedor do qual devemos depender sempre. Não devemos depender de pessoas, de sistemas terrenos, ou de nossas próprias forças, mas Deus quer que peçamos a Ele tudo o que precisamos: amor, fé, saúde, amigos, dinheiro, unção, discípulos, alegria, êxito, enfim, tudo o que a bíblia promete, pois, não há impossíveis para Deus em Suas promessas, e também está escrito em Lucas 11:11:”Qual dentre vós é o Pai que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir um peixe, lhe dará uma cobra?”.
Deus não se contenta com um relacionamento frio, distante ou esporádico com o homem, pois desde o jardim do Éden, o Pai vinha Ter com Adão todos os dias para consolidá-lo e para ser adorado por ele.
O esforço, a disposição são muito importantes no relacionamento e na obra de Deus, mas um coração de adorador conquista muitas coisas e a primeira delas é talvez a mais importante: A presença e a intimidade com Deus.
O louvor atrai a Deus, a adoração abre portas no mundo espiritual, mas nada disto começa quando cantamos numa reunião de célula ou no templo, começa no íntimo do nosso coração, quando amamos ao Pai, a Jesus, ao Espírito Santo, a ponto de fazermos qualquer coisa por Ele.
A bíblia diz que Deus abençoa com misericórdia até mil gerações daqueles que O amam e guardam Seus mandamentos.
Assim como só Deus pode nos conduzir a Jesus, só Ele pode também nos dar um coração de adorador. Ele quer te dar isto hoje.

1)      Ministrar com uma música de fundo que fale de adoração, ou do amor do Pai.
2)      Levar os discípulos a adorarem e durante a música pedirem a Deus a transformação de seus corações e de seu modo de viver (em oração).
3)      O líder deve orar por todos determinando que todos sejam tocados e transformados pelo Espírito Santo em verdadeiros adoradores.

Boa Célula!
Deus abençoe a todos. Amamos vocês!
Apóstolos Fabio e Claudia Abbud

Versículos Bíblicos